Viagem ao Centro de Portugal - Santa Comba Dão, Albufeira da Lapa de Meruge, Porto Várzea em Campia
Restaurante Cova Funda em Santa Comba Dão

Santa Comba Dão foi a cidade escolhida para visitarmos esta semana, a cidade ficou-nos gravada na memória pela sua beleza desde a primeira vez que a visitamos já lá vão uns anos.
A cidade também faz parte do Roteiro da Estrada Nacional 2, que este ano muitos mais viajantes estão a fazer desde Chaves a Faro, aqui também pode carimbar o seu passaporte no posto de turismo.
Nós chegamos do outro lado, por Mortágua e paramos mesmo no centro para uma visita a pé pelas ruas bonitas desta cidade, aqui respira-se calma e história, aqui no centro histórico da cidade, sede do município, encontra um povoado de traçado medieval, composto por ruelas e pequenas praças, que revelam autênticos tesouros arquitetónicos, o edifício que mais se destacou para mim foi sem dúvida a antiga loja Sr.Costa que foi recuperada e agora funciona como alojamento local e está simplesmente linda!







Aqui no centro o passeio mais bonito é feito pelos passadiços de madeira junto à Ribeira da Horta, com floreiras de flores coloridas e que dão um charme tão especial à cidade. Nós simplesmente adoramos!




A igreja Matriz também é digna de visita, tal como todo o centro, para almoçar escolhemos o restaurante Cova Funda onde já tínhamos almoçado e gostamos muito da primeira vez. A escolha não podia ser mais acertada novamente.
O espaço é pequenino, funciona também com take away onde é possível comprar as bolas aqui tradicionais.
Escolhemos dos pratos do dia da ementa escrita à mão, o Arroz de tomate com filetes de pescada, a Dourada grelhada e os secretos de porco ambos servidos com migas e batata à murro, estavam todos muito bem confecionados e saborosos.
Para a sobremesa escolhemos Arroz doce e Bolo de Bolacha ambos caseirinhos e uma delícia.





O preço é razoável, a comida feita com carinho, o staff muito simpático.
Daqui seguimos rumo a norte pela famosa estrada nacional 2, saímos em direção ao Caramulo para irmos visitar pela 1ª vez a Albufeira da Lapa de Meruge no concelho já de Vouzela, do qual somos fãs.





A subida da serra é um percurso muito bonito de se fazer, seguimos o Gps que a certa altura nos levou por um caminho de terra batida com brita, passamos pelo parque eólico e acabamos por nos perder ali no alto, depois encontramos o caminho inicial e a partir daqui já viímos a albufeira, o problema mesmo era lá chegar.
O estradão aqui era a descer e tinha enormes buracos, o que dificultava a passagem por ali, à nossa frente um carro parado a meio com o condutor de fora a analisar por onde poderia passar, depois de falarmos e como era impossível voltarmos para trás por aquele mesmo caminho, acabamos por colocarmos mãos à obra e pôr algumas pedras nos buracos maiores para os nossos carros passarem. Embora na hora tenhamos ficado chateados e também preocupados com a situação, a verdade é que depois de estar tudo bem, vimos estas peripécias como uma aventura da qual nos rimos sempre que nos lembramos.



Lá em baixo a Albufeira de Meruge esperava-nos, um local muito bonito e sossegado onde foram construídas algumas infraestruturas de madeira que tornam o lugar mais acessível e bonito para passear junto à albufeira, ali mesmo ao lado o Dólmen da Lapa de Meruge um monumento megalítico de câmara poligonal com sete esteios e tampa de cobertura. No corredor são visíveis quinze esteios, nove do lado norte e seis do lado sul. A mamoa, apesar de não cobrir totalmente o monumento, encontra-se muito bem conservada.



Ali junto à albufeira pastavam serenas vacas serranas com os seus chocalhos a tocar, que naquele lugar era quase a única música de fundo ali a ecoar.




É pena o caminho até ali pelo lado que o Gps nos mandou não estar nas melhores condições, atrás de nós ainda vieram mais carros por ali que se depararam com o mesmo problema. A saída já fizemos por estrada asfaltada até Carvalhal de Vermilhas e daí até ao parque de lazer Porto Várzea junto ao rio em Campia, onde embora não seja uma praia fluvial com vigilância, etc, não deixa de ser um bom lugar para as crianças tomarem banho, o caudal é baixinho.





Os nossos não resistiram, a temperatura da água estava ótima e ainda tiveram direito a bolinha de berlim, vendida ali como na praia.
Mais um dia passado em família a fazer o que mais gostamos, passear nos nossos recantos e descobrir novos encantos de Portugal.
Subescreva o nosso blogue para seguir as nossas aventuras, ou siga-nos na nossa página de facebook e acompanhe as nossas partilhas, veja as fotos:
Recantos & Encantos de Portugal
