Um saltinho ao Parque Nacional da Peneda Gerês
Onde somos surpreendidos sempre que lá vamos.
O Parque Nacional da Peneda Gerês é um dos lugares mais belos de Portugal, foi ele também o nosso eleito para passarmos uns dias com os miúdos, não agora.
A primeira paragem foi na caniçada junto às pontes que dão acesso à zona, aqui descemos as escadas e estendemos a toalha virados a sul onde se estava muito bem, pois não corria vento, claro que os miúdos foram experimentar a água, que por sinal estava boa, mesmo o tempo estando encoberto.
Daqui seguimos para a vila onde procuramos o hostel onde passamos a noite. O Hostel Gerês ficava na encosta sobre a vila de onde tínhamos uma bela vista, o hostel é simples, muito limpo e os espaços comuns muito giros. A decoração é de muito bom gosto, e o terraço dá ao lugar um encanto especial.
No hostel é possível usar uma cozinha partilhada, para quem preferir prepararar as suas refeições, o que é óptimo para quem quiser fazer uma viagem mais económica.
No nosso quarto, tínhamos uma cama de casal e um beliche, que claro só foi usada a cama de cima, mesmo dormindo apertados, em cima é muito mais fixe para os miúdos, e wc privado. Existe uma sala com televisão, livros e jogos onde é possível passar um bom bocado da noite. O hostel tem vários tipo de quartos, alguns com varanda e terraço sobre a vila.
O espaço comum é muito acolhedor, o terraço, a sala de estar com televisão, psp com jogos e etc... e uma linda vista.
http://www.hostelgeres.com/home
Aproveitamos para passear um bocadinho antes do jantarmos num restaurante da vila.
Pela manhã, pedimos conselho à menina do hostel do que fazer, pois as cascatas e assim, com crianças pequenas pode ser perigoso. Como tal, a sua sugestão foi irmos às piscinas de água quente, das quais nunca tinhamos ouvido falar, achamos uma ótima ideia e depois de comprarmos as coisas no mini mercado para fazermos o almoço na serra, começamos a subir a em direção à fronteira onde paramos para tirar fotos na cascata da Portela do Homem que fica mesmo junto à estrada.
Atravessamos a fronteira e seguimos em direção a Torneiros a primeira localidade do lado de Espanha, do lado direito aparece-nos o rio Caldo onde se encontra o parque com as termas.
Aqui existe um complexo termal com hotel, e junto ao mesmo uma piscina ao ar livre de pequena dimensão, de acesso público e gratuito com água quente onde nos foi possível passar um bom bocado da manhã, a água estava mesmo quente, mas suportável, infelizmente voltamos no verão passado e nem sequer se conseguia molhar um dedo, estava a ferver, ficamos com imensa pena, viemos a saber que pelos vistos é possível regular a temperatura da mesma, não sei se é mesmo verdade. Existem locais fantásticos dos quais podemos usufruir sem termos de pagar, é raro, mas acontece.
No rio a temperatura da água é normal, mas como a água quente vai correndo aqui e ali, vai-se misturando, e uma das curiosidades é que a pessoas fazem pequenas piscinas com as pedras do rio para prenderem ali a água e poderem estar a relaxar na água morna, convém ainda assim fazerem cuidado, pois de onde a água sai vem a altas temperaturas, podem facilmente sofrerem uma queimadura.
Do outro lado do rio existe um parque arborizado, parque infantil e de merendas, onde é agradável passar o dia. Existe muito AL (alojamento local), ali ao pé e na zona de Lobios muita oferta de vários tipo de alojamentos.