Pateira de Espinhel um recanto a visitar no Centro de Portugal
Portugal é um país cheio de recantos e encantos, hoje fomos à pateira, só conhecíamos a de Fermentelos junto da estalagem e ali em redor.
A Pateira é a maior lagoa natural da península ibérica, repartindo a sua localização pelos concelhos de Águeda, Aveiro e Oliveira do Bairro, antes da confluência do Rio Cértima com o Rio Águeda. É ladeada pelas freguesias de Óis da Ribeira, Fermentelos, Espinhel e Requeixo. Hoje fomos visitar o Parque de lazer de Óis da Ribeira onde se situa o famoso baloiço da Pateira, a verdade é que nem o fotografamos, estava sempre ocupado e a paisagem em seu redor é bem mais interessante, aqui pode fazer um pequeno passeio por pequenas pontes e passadiços junto à lagoa, tem também ali um bar muito giro com decoração a pedir que tirem ali fotos, tal como bicicletas antigas, um baloiço decorado entre outros.
É possível fazer percursos pedestres que ligam os vários pontos da pateira, embora com tempo de chuva tenham muito lama, pois são em terra batida.
Nós fomos de carro até ao parque de merendas e lazer de Espinhel onde era mesmo o lugar que queríamos visitar, depois de vermos fotos dali com os jacintos em flor, a verdade é que é um regalo para os olhos ver a paisagem com os jacintos floridos, mesmo sendo eles uma planta invasora que tem afetado muito a lagoa e os rios Águeda e Cértima, têm mesmo uma máquina para os limpar tal é a invasão, mas sem eles a paisagem não seria a mesma.
A pateira é um lugar também privilegiado para os amantes de birdwatching e aqui em Espinhel foram construidos dois observatórios feitos em madeira que ainda dão mais beleza a este lugar, e de onde podemos apreciar a pateira sem pressa.
Recomendamos a visita, se tiver oportunidade creio que durante a semana será o ideal, pois não é tão concorrido e pode apreciar com mais calma e serenidade este recanto, também pode esperar para ver daqui o pôr do sol, vai simplesmente adorar.