À descoberta dos Moinhos da Barrosa

Hoje foi o dia que escolhemos para visitar no concelho de Arouca, na freguesia de Mansores o trilho dos Moinhos da Barrosa.

Já tinhamos curiosidade em conhecer este percurso, faz parte do PR11 Trilho das Levadas, mas nós só fizemos a parte dos Moinhos da Barrosa que além de ser mais fácil seria para nós a mais interessante.
Deixamos o carro mesmo à entrada do percurso que está bem sinalizado para os Moinhos da Barrosa, o caminho é a descer e mal entramos no trilho a paisagem é fascinante pela sua beleza.




Todo o percurso está bem cuidado, tem rampas, pontes e corrimões de madeira em bom estado, os moinhos na sua maioria precisavam de ser recuperados, ainda assim a imagem no seu conjunto é de rara beleza. A verdade é que superou as nossas espectativas, não estavamos à espera de encontrar um lugar tão bonito.
Escondido num vale com vegetação frondosa junto a uma ribeira que vai caindo aqui e ali em pequenas quedas de água e formando pequenos lagos no seu percurso, encontramos um conjunto ao todo de pelo menos uma dezena de moinhos em cascata e uma paisagem de cortar a respiração.




Ainda pensamos como era sábado, o local é fresquinho e com muita sombra, encontrarmos alguém por aqui, mas a verdade é que podemos usufruir do local só para nós.
Foi tão bom conhecer este recanto rodeado de tanta beleza e encanto, de podermos parar, respirar e escutar o murmurar das águas em silêncio...



Ficamos impressionados pela beleza da natureza deste lugar, da magia que nos tocou estar ali em família e podermos contemplar este quadro da natureza.
Podíamos ter subido pelo caminho do PR11 que subia, mas preferimos voltar pelo mesmo caminho que nos tinha simplesmente encantado conhecer, e voltamos a fazê-lo desta vez a subir e que bem que nos soube poder mais uma vez parar e contemplar este lugar.




Valeu a pena a visita, esperamos voltar no outono ou inverno para apreciarmos a mudança da paisagem neste recanto que fomos hoje explorar.
