Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Recantos & Encantos de Portugal

O nosso país é belo, cheio de cantos e recantos por descobrir e explorar. A nossa paixão é descobri-los em família, partilhar momentos e criar memórias e partilhar aqui essas aventuras convosco.

Recantos & Encantos de Portugal

O nosso país é belo, cheio de cantos e recantos por descobrir e explorar. A nossa paixão é descobri-los em família, partilhar momentos e criar memórias e partilhar aqui essas aventuras convosco.

Fomos conhecer a casa mais antiga do Pão de Ló de Arouca e a sua doce história

A.Teixeira - Pão de Ló de Arouca desde 1840

Recantos e Encantos, 10.12.23

IMG-20231209-WA0010.jpg

O pão de ló de Arouca, é para nós já uma referência, uma vez que é muito conhecido na nossa região. Faz parte inclusive, da nossa mesa da Páscoa e do Natal em casa dos meus pais. Porém, nunca tinhamos ido à sua casa em Arouca, mas há sempre uma primeira vez.

A história do famoso pão de ló, começa em 1840 pelas mãos da autora a D. Angelina. Agora à frente do negócio, está um jovem casal a quem foram confiadas as receitas, o Tiago e a Catarina. Ele filho da terra e com formação em pastelaria. Surgiu a oportunidade, e eles entraram nesta aventura, à cerca de 4 anos, com a ajuda preciosa da D.Isilda, mãe do Tiago. 

Devo dizer, que o testemunho foi muito bem passado. O Tiago e a Catarina conseguiram manter o tradicional, as receitas dos produtos originais, continuam a ser as mesmas, é claro, mas foram adaptando e modernizando, quer a nível de ajuda no fabrico, quer na apresentação final do produto.

Nós aproveitamos o feriado, para irmos conhecer este doce recanto! Ficamos surpreendidos com o espaço, é tão bonito e agradável! Nos dias mais frios, a lareira da sala é acesa, e torna o local ainda mais acolhedor.

A decoração do espaço é muito bonita, com muita atenção nos pormenores. Hoje em dia, não se limitam a vender, só o pão de ló e o copo de vinho verde a acompanhar, mas primam por uma variedade de produtos, alguns da sua autoria como :os biscoitos de canela; chocolates; os chãs são feitos na casa, com saquetas de pano e ervas secas, entre outos...

A loja tem um leque de produtos variados, regionais e nacionais com os quais, têm parcerias. Também pode provar ou comprar aqui, a doçaria conventual de Arouca, da casa "Doces Conventuais de Arouca, pelas mãos de Jorge Bastos". 

Pode até escolher e personalizar cabazes para oferta, ou comprar produtos, que normalente, não encontra à venda em grandes superficíes.

 
IMG-20231209-WA0020.jpg
 

Conhecemos a Catarina e o Tiago, que nos receberam com tanto carinho e simpatia, e nos convidaram a conhecer os bastidores, onde a magia acontece, e onde são confecionados, os doces tesouros da casa!

Como fomos da parte da tarde, já não vimos o fabrico, mas foram-nos explicadas todas as etapas, e procedimentos para chegar às nossas mãos, o produto final. 

Engane-se, quem pensa que o processo é rápido, não é de todo. Tudo é feito com tempo, e no tempo certo, todo o processo passa pelas mãos de Tiago ou Catarina, os únicos que conhecem as receitas, e que sabem o ponto certo por exemplo, da calda de açucar.

É tudo feito em fornos a lenha, um antigo, ainda o original e também um industrial. O Tiago foi arranjando formas de simplificar e ajudar no processo, mas a maioria, ainda é feito como antigamente, com balanças de pesos, por exemplo.

IMG-20231209-WA0052.jpg

Ficamos espantados, com o tamanho das formas, onde fazem as fatias do pão de ló, dá para 39 fatias cada uma. Depois de feito o bolo vai arrefecer, para ser cortado às fatias no dia a seguir, agora com um molde, (antes eram medidas com um compasso), para depois levarem o banho de açucar, e por fim ser feito o seu embalamento.

IMG-20231209-WA0041.jpg

Uma das imagens de marca desta casa, são as embalagens de venda, do seu produto. São muito bonitas e elegantes! As caixas em cartão hexagonais do páo de ló redondo, ou as caixas dos melindres, das cavacas e das fatias do pão de ló húmido, que foram criadas e inspiradas na azulejaria da sua cozinha. Os antigos azulejos azuis e brancos, muito comuns nas cozinhas e nas igrejas portuguesas. 

Foi um previlégio, conhecer a história através do Tiago e da Catarina, um casal inspirador, que conseguiu manter a tradição, mas que estão, sempre com os olhos postos no futuro, no dinamizar, modernizar e publicitar a sua marca. 

Ficamos rendidos à sua simpatia, e agora que conhecemos o espaço tão acolhedor, e a história do mesmo, vamos voltar, com certeza mais vezes.

O chocolate quente estava mesmo uma delícia e o mini pão de ló servido com doce de ovos, era de comer e chorar por mais, ficamos fãs!

IMG-20231209-WA0013.jpg

Vale mesmo a pena, a visita a este recanto, cheio de encanto!

Ali pode tomar o seu pequeno almoço ou lanchar em família, tem muita variedade como numa confeitaria normal. E mesmo não sendo no centro da vila, acredite que vale bem, a paragem ou desvio.

Gratos pelo convite, e como receberam a nossa família, bem hajam!

Se quiser saber mais visite o seu site: https://paodelodearouca.pt/

 

Veja todos os registos, da nossa visita na nossa página: Casa do Pão de Ló