Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Recantos & Encantos de Portugal

O nosso país é belo, cheio de cantos e recantos por descobrir e explorar. A nossa paixão é descobri-los em família, partilhar momentos e criar memórias e partilhar aqui essas aventuras convosco.

Recantos & Encantos de Portugal

O nosso país é belo, cheio de cantos e recantos por descobrir e explorar. A nossa paixão é descobri-los em família, partilhar momentos e criar memórias e partilhar aqui essas aventuras convosco.

Cascata da Fílveda e Parque de merendas do Areeiro

Cascata da Frágua da Pena, com mais de 40 metros de sucessivas quedas de água.

Recantos e Encantos, 15.06.20

IMG_0326.JPG

O parque de merendas do Areeiro em Sever do Vouga é um local muito agradável, com muitas árvores, muitas mesas e até churrasqueiras, com um pequeno curso de água e uma pequena queda de água que dá ao lugar um encanto especial.

Deixamos aqui o carro, aqui não existia qualquer indicação da cascata da Fílveda, era por onde o gps nos mandava, por acaso andava lá um casal a apanhar folhas no monte e foi a rapariga que nos indicou o caminho.

O caminho começa num estradão de terra batida que fizemos a pé, e vamos sempre ao lado do rio, tivemos de caminhar bastante até ao local onde está sinalizado o caminho para a Cascata.

Quando entramos neste trilho, a paisagem muda drasticamente, embora na altura que fomos devido ao mau tempo, as estruturas em madeira não se encontrassem nas melhores condições, o que claramente nos deixa com mais receio, quando levamos crianças, como era o nosso caso.

O local fica a grande altitude, daqui a vista é desafogada, existem bancos para se poder apreciar a vista, seguindo caminho encontramos a primeira queda de água, o lugar é de extrema beleza, aqui absorvemos a magia da natureza, existe um antigo moinho e um trilho serra abaixo.

Fomos descendo e acompanhando as quedas sucessivas da cascata, aqui existe uma longa escada de madeira, que estava com ramos de árvores caídos mesmo a meio. O lugar tem bastante vegetação o que não dá para ver tão bem a cascata, o trilho não é de fácil acesso, com crianças é mesmo preciso ter muito cuidado.

IMG_0337.JPG

IMG_0338.JPG

IMG_0343.JPG

No inverno a queda de água é imponente, sentimos o vapor da água, o que também deixa o local mais escorradio, temos de ter o máximo de atenção, não conseguimos tirar fotos da queda maior, por causa das pedras estarem escorregadias, ainda tive direito a um tombo e a umas nódoas negras na perna.

Fiquei contente em saber, que agora já se pode ir com mais segurança ao local, uma vez que fizeram a manutenção da escadaria e etc...

Uma boa desculpa para irem agora fazer uma visita a este recanto tão bem guardado. Nós fizemos o caminho de volta e aproveitamos para fazer o nosso almoço picnic no parque do Areeiro, um local de imensa beleza e paz. Ainda tivemos o prazer de podermos ver um esquilo ali no bosque ao nosso lado, só não conseguimos a foto, pois este foi demasiado rápido.

 

IMG_0355.JPG

In Montanhas Mágicas:

"Também conhecida por Cascata da Frágua da Pena, a cascata da fílveda despenha-se do alto de mais de 40 metros em sucessivas quedas de água, constituindo uma das mais belas e imponentes cascatas das Montanhas Mágicas®. A força da erosão do rio deparou-se com a fragilidade das rochas de origem magmática aqui existentes, ultrapassando, em cerca de 200 metros de rio, um desnível global de 75 metros (dos 400 aos 325). A acrescentar à beleza das quedas de água o vale conserva ainda o bosque primordial, constituindo um refúgio por excelência dos carvalhais e bosques caducifólios que têm vindo a perder terreno para as plantações de pinheiros e eucaliptos. Para aceder à cascata é necessário percorrer um caminho estreito e irregular, com cerca de 100 metros até chegar a uma escadaria com 70 degraus, a qual acompanha, lado a lado, as quedas de água desde o topo até à base."