Aljustrel - Ermida da Senhora do Castelo, Barragem de Odivelas, Albufeira de Montargil e Abrantes

Aljustrel foi a nossa primeira paragem na viagem de regresso a casa do Algarve, esta vila do Baixo Alentejo, fica mesmo ao lado da nacional N2.
Subimos de carro até à Ermida da Nossa Senhora do Castelo, a capelinha estava aberta onde vimos a imagem da padroeira da vila e a bonita escadaria que liga a vila à ermida, um marco geodésico, o espaço está muito bem cuidado tem mesas à sombra, e oferece uma magnífica panorâmica sobre a vila de Aljustrel e a paisagem circundante dali também se vê o compexo mineiro de Aljustrel.
Valeu a pena o pequeno desvio e absorver esta paisagem...





Daqui seguimos até à barragem de Odivelas, onde almoçamos num parque à sombra de grandes árvores, tem bar e uma pequena praia fluvial selvagem onde se pode dar um mergulho.






Daqui seguimos sempre pela nacional 2 até à cidade de Abrantes, o que nos fez passar ao lado da linda albufeira de Montargil, que nos acompanha desde a zona de Mora até Ponte de Sor e onde não resistimos a parar e dar um mergulho nas suas águas mornas.





A paragem com mais tempo foi na linda cidade de Abrantes, não resistimos a fazer uma pequena visita à zona do castelo, depois de atravessarmos o rio tejo.
Vamos ter de voltar com mais tempo para uma visita demorada, a cidade mudou muito desde a primeira vez que cá estivemos.





O castelo fica numa colina, de portas abertas a quem o visita é o ex-líbris da cidade. Daqui a vista é simplesmente linda, vê-se a cidade, o rio Tejo que ali passa mesmo ao lado e que atravessamos antes de chegar ali. Adoramos a vista!






Ali ao lado dos mais bonitos jardins que já visitamos, o Jardim do Castelo tem vista sobre o rio Tejo e Abrantes e é simplesmente lindo!
Com um lago muito bonito com gansos, um lindo coreto, casinhas e escadarias pintadas, árvores e flores que fazem deste lugar um recanto único.









Já só pensamos em voltar para descobrir mais recantos nesta linda cidade!