Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Recantos & Encantos de Portugal

O nosso país é belo, cheio de cantos e recantos por descobrir e explorar. A nossa paixão é descobri-los em família, partilhar momentos e criar memórias e partilhar aqui essas aventuras convosco.

Recantos & Encantos de Portugal

O nosso país é belo, cheio de cantos e recantos por descobrir e explorar. A nossa paixão é descobri-los em família, partilhar momentos e criar memórias e partilhar aqui essas aventuras convosco.

O nosso roteiro a Castelo de Vide e Marvão

Dia 1

Recantos e Encantos, 17.06.20

IMG_6438.JPG

A vontade de voltar a Castelo de Vide e ao Marvão, era para nós há muito uma realidade, normalmente gostamos de conhecer sítios novos, mas aqui ficou-nos sempre aquela vontade de voltar.

Quando fomos da primeira vez, o nosso filho ainda era pequenito, ficamos numa residencial mesmo no centro junto ao jardim, a senhora era muito velhinha e simpática, e o quarto era de madeira pintada azul tradicional do alentejo. foi muito agradável, parecia estarmos em casa.

Não sou de fazer muitos planos, tenho medo que corra alguma coisa mal, então deixo quase sempre ficar para a última, desta vez não foi diferente. Decidimos ir no dia anterior, liguei para o alojamento depois de pesquisar na internet e lá fomos nós, num dia de Agosto visitar o nosso Alto Alentejo.

Chegamos a Castelo de Vide ainda de manhã, aí antes de entrarmos na cidade viramos à direita seguindo a indicação da Srª da Penha, foi dos locais que nos ficaram na memória.

Ao chegarmos ao alto, tem um parque com árvores e uma escadaria que nos leva à Ermida da Nossa Senhora da Penha e da qual temos uma vista privilegiada para a cidade de Castelo de Vide. O que mais me fascina nestas paisagens mais a sul, é o aglomerado das casas das cidades e depois em redor só se vê as planícies. Só pela vista já vale a pena a subida, a temperatura também já se sentia a subir.

IMG_6430.JPG

IMG_6440.JPG

Edificada no século XVI esta é uma construção simples constituída por nave, capela-mor redonda e sacristia, sendo o seu interior forrado com azulejos policromos do século XVII.

"A Ermida situa-se no alto no monte, acedendo-se por uma longa escadaria que termina no adro deste templo, onde se ergue um cruzeiro, colocado no início do século XX.
Daqui tem-se uma vista maravilhosa sobre a linda vila de Castelo de Vide, bem como de toda a envolvência natural e humana, em grande parte pertencente ao Parque Natural da Serra de São Mamede, que compensa claramente o esforço físico que a escadaria comporta, existindo igualmente e para melhor usufruir do espaço, um agradável parque de merendas."

in Guiadacidade.pt

IMG_6426.JPG

Daqui seguimos rumo à cidade onde encontramos as ruas enfeitadas aqui e ali dando mais cor à cidade. Seguimos em direção ao Castelo a pé e percorrendo as pequenas estradas que nos levam ao mesmo.

O Castelo está um pouco abandonado, vale a pena a vista que se tem dele, dali vê-se a cidade e a Ermida onde tínhamos estado antes.

IMG_6522.JPG

IMG_6533.JPG

Seguimos para dentro das muralhas, que é das coisas que mais gostei em Castelo de Vide, é que aqui existem casas e gente que vive lá dentro. Aqui as ruas estavam enfeitadas com cordas com peças de crochê penduradas, lembrando os estendais de roupa.

Saimos da cidadela entrando nas ruas do bairro judaico, a sinagoga estava fechada, fomos procurar onde almoçar. A sensação com que ficamos, não sei se devido à espectativa ser alta, é que a cidade parou um bocadinho no tempo. Depois de almoçarmos fomos até ao centro onde está a fonte da vila, que é um dos ex-líbris da cidade, estava muito calor, aproveitamos a sombra e água para nos refrescarmos, os miúdos molharam-se mesmo.

Daqui seguimos pelas ruas estreitas e saímos em direção ao Marvão.

Antes de subirmos ao Marvão, o Lugar de Portagem fica mesmo no caminho com a sua bela praia fluvial, da primeira vez que lá fomos estava vazia, desta vez para delícia dos filhos e do pai estava a encher. Junto à piscina existe um lugar fresco com várias árvores onde podemos estender a toalha à sombra.

IMG_6634.JPG

IMG_6638.JPG

Daqui vê-se o castelo do Marvão lá em cima, onde fomos logo de seguida.

 

Entramos as muralhas a pé e percorremos a vila de ponta a ponta, Marvão é uma vila lindíssima, se achamos Castelo de Vide parado no tempo em relação à 10 anos, aqui sentimos o oposto, Marvão respirava vida e cheirava a bolachas acabadas de fazer numa pequena loja mesmo na entrada da vila, à qual não resistimos em entrar e a comprar uns saquinhos para provar.

Tivemos a sorte de podermos ainda entrar numa pequena oficina de artesãs, que estava prestes a fechar, onde apeciamos o seu trabalho e onde também compramos uma fachada das casas típicas alentejanas.

Fomos subindo em direção ao castelo com algum receio de também estar a fechar, mas não, estava aberto até mais tarde, aqui pagamos o preço simbólico de 1,5€ por pessoa, as crianças não pagaram.

IMG_6684.JPG

O castelo do Marvão é muito bonito e muito bem conservado inserido em plena Serra de São Mamede. Das coisas que mais nos impressionou da primeira vez que o visitamos, foi entrarmos na cisterna e ela estar cheia de água em pleno verão, num alto como aquele, porém desta vez ficamos deveras desapontados, pois a mesma estava completamente vazia.

 Adoro registar os momentos em fotos ou vídeo, mas este momento em que entramos no jardim do castelo, só em memória o conseguimos fazer, sentir o aroma que ali se sentia das plantas aromáticas ali plantadas, é das melhores memórias que trouxe deste lugar.

As fotos não fazem jus à beleza deste lugar, de qualquer forma ajudam-vos a conhecer e a nós relembrar este belíssimo recanto de Portugal. 

IMG_6784.JPG

IMG_6762.JPG

IMG_6748.JPG

IMG_6732.JPG

IMG_6716.JPG

Na zona de fora do castelo existe um bonito jardim, um parque infantil,  junto à Pousada de Santa Maria, daqui a vista é sublime e também aqui, os cheiros das plantas inundavam e tornaram este fim de tarde ainda mais belo.

Voltamos a percorrer as ruas, aqui já com alguma pena e saudade de deixar este lugar, daqui fomos para Beirã ali mesmo ao lado onde fomos jantar e dormir. 

IMG_6791.JPG

IMG_6795.JPG

IMG_6803.JPG

IMG_6804.JPG

IMG_6805.JPG

IMG_6806.JPG

O resto do dia conto-vos amanhã, espero que tenham gostado do primeiro dia em terras do nosso lindo Alto Alentejo.

 

2 comentários

Comentar post